sábado, 10 de setembro de 2011

1398- Formas de expressão: A pintura


Confesso que me apaixona a pintura, essa forma de expressão artística que tem tanto em comum com a escrita ou outras formas de expressão. Trata-se de percepcionar o mundo, interiorizá-lo e descrevê-lo à nossa maneira. Uns fazem-nos através da escrita, outros, da fotografia, outros da escultura e outros através da pintura.
Gosto do jogo de cores, dos tons, da profundidade, do aspecto valorizado em detrimento de outro, ...
---
Não penso que fosse bom pintor, assim como não sou bom escritor, afinal, aqueles que saem da mediocridade são muito poucos, e creio até que deitaria fora a maior parte das coisas que fizesse por insatisfação ou por achar repetitiva a temática.
Tudo isto tem a ver com a forma como somos ou não reprimidos ou incentivados numa infância longínqua. No meu caso a escola valorizou a escrita e por ela me fiquei. Libertar a expressão implicaria tempo e dinheiro para frequentar uma escola, coisa que não tenho nem está nas minhas prioridades mais próximas pois se nem tempo para as obrigações profissionais tenho!
---
Não invalida que não me fascine um filme como o acima e ver a forma como tudo parece natural naquele génio que se chama Picasso!

2 comentários:

  1. Se ainda não viste a Guernica vai até Madrid vê-lo. Pára em cada detalhe dos estudos e depois vê o quadro. Vale a viagem!

    Um beijo, João.

    ResponderEliminar
  2. Maria:

    Ainda não tive essa oportunidade e privilégio. Anseio por esse dia. Após o Louvre, Vaticano e Museu de Van Gogh é uma lástima não ter ido a Madrid

    Beijo

    João P.

    ResponderEliminar