sexta-feira, 15 de abril de 2011

Porque o desenho é também uma forma de ler a realidade

Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX

---







 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um destes dias tive uma tarde fabulosoa! Fui com os meus alunos a uma visita de estudo ao Museu da cidade de Almada para vermos uma exposição e participarmos ainda num workshop, sobre diários gráficos.

Confesso que adorei ambos.

No workshop construímos um diário gráfico e foram-nos concedidos quinze minutos de desenho "livre". Calro que também participei nesta actividade e adorei (embora não desenhe há mais de 30 anos, salvo duas ou três excepções de ocasião) sendo que não publico aqui o meu desenho por pudor (embora 2 ou 3 miúdos tivessem achado que estava giro...). Guardei o diário gráfico na mala de todo os dias. Talvez surja tempo e oportunidade para um esboço.

Quanto aos diários gráficos eles estavam fabulosos (vale a pena ir ver)... São mesmo uma boa leitura e escrita de acontecimentos banais (ou excepcionais) que para uns davam um mote para um romance, um poema, uma foto ou uma ilustração.
Todas as ilustrações expostas são excelentes leituras que nos remetem para outros e novos mundos e que nos fazem perder em pensamentos ligados a outros pensamentos...

Tive ainda a sorte de ter recolhido os endereços de blogues que muitos destes autores alimentam. Alguns deles poderão ser acedidos abaixo! Boas navegações

http://ricardopereiracabral.blogspot.com/

http://acaixavoadora.blogspot.com/

http://ruthrosengarten.blogspot.com/

http://velhadaldeia.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário