domingo, 8 de maio de 2011

1338 - IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil

Mais uma vez tive o privilégio de ter estado em Pombal para participar nos Encontros de Literatura Infanto Juvenil dos quais participo pela 3ª vez embora esta iniciativa já vá na IX edição.
Confesso que à semelhança dos anos anteriores gostei muito.
Desta vez o encontro estava organizado da seguintes forma: durante a manhã e até às 16h, existiam workshops e só depois se passavam às sessões em plenário.
Participeinum workshop dinamizado por Javier Sáez Castán (ilustrador e criador) que nos mostrou diversas técnicas que se podem usar a propósito da leitura de um conto com os miúdos. construímos personagens, ilustrámos personagens, inventámos personagens, descobrimos os seus traços característicos,...  explorámos várias ideias de ilustração de um livro, os esboços feitos e as possibilidades existentes. Um bom livro deve dar mesmo outras hipóteses de leitura.

confesso que saí de lá muito mais rico e com mais bagagem teórica e prática para trabalhar livros com meninos...

Seguiu-se uma sessão com o Jorge Serafim, Manuel Sevillano (Es) e Thomas Bakk (Br) em que a brincar, a brincar se denunciaram coisas muito sérias e se reflectiu sobre o papel dos contadores de histórias e a promoção da leitura. A questão era se estes fazem ou não leitores? foi mesmo muito interessante!

Pena foi não ter podido ficar mais tempo!

Valeu muito e vim de lá um pouco mais capaz de trabalhar com os alunos para aquilo que verdadeiramente interessa: fazer leitores!

Sem comentários:

Enviar um comentário