quarta-feira, 22 de maio de 2013

A promoção da leitura por parte das Bibliotecas Escolares I

Penso que ainda não tinha abordado este tema aqui. já é altura.

Ao longo dos anos que já levo de trabalho com as bibliotecas escolares tenho-me deparado com um grande e muito bom esforço, por parte da generalidade das bibliotecas, na promoção da leitura.

Hoje foi mais um dos dias em que tive a certeza que todo este investimento, esforço e sementeira poderá vir a dar frutos.

Assisti ao lançamento, na Escola Secundária da Amora (concelho do Seixal) de um livro infantil. Acontece que este livro foi totalmente elaborado pelos alunos desta escola em trabalho colaborativo. Uma das turmas escreveu o texto, outra ilustrou-o, outra fez a maquetagem, outra criou guiões de leitura e de exploração com os mais pequenos, outra fez dramatizações a partir da leitura que fizeram do livro, outra ainda aprendeu a lê-lo expressivamente.
A história em si promove a natureza,  o respeito pelo diferente, a amizade e solidariedade, o reconhecimento do diferente que afinal até é igual, ...
 
Que bom é ver uma escola a trabalhar assim! Estou certo que os launos não esquerão este trabalho.

Fiz ver aos alunos que isto não pode ficar por aqui, há que lançar-se em novas aventuras como esta e ler outros livors que esperam por eles na Biblioteca.

Uma última palavra para a editora que ousou arriscar! (trata-se da editora Cabeçudos). Espero e desejo que esta seja a promeira de muitas obras editadas por esta editora em contextos como este!

Vivam as bibliotecas e os livros  


Sem comentários:

Enviar um comentário