domingo, 2 de setembro de 2012

Leituras de férias III

Tenho um "fraquinho" por História e não há verão em que não aproveite para ler algo relacionado com a temática.

Uma das obras que li foi esta e de acordo com a sinopse do livro "As Invasões Francesas e a Corte no Brasil é uma obra de divulgação sobre o período da História em que Portugal foi invadido pelos exércitos de Napoleão e a corte portuguesa retirou para o Brasil por ser a única maneira de assegurar a independência do país. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese sobre os principais acontecimentos dos reinados de D. Maria I e D. João VI, que é também uma chave para entender este período da nossa História."

Confesso que gostei bastante e imagino que se fosse professor de História  haveria de usar muito estas obras da Isabel Alçada e da Ana Maria Magalhães. Estou mesmo convencido que, quando a poeira politica e algumas invejas caseiras assentarem muito se valorizará todo o excelente trabalho de divulgação da nossa História que estas autoras fazem (lembremo-nos que a geração dos alunos pós 25 de Abril teve (tem) algumas lacunas que as contingências políticas assim obrigaram. Estes livros já são capazes de nos oferecer um olhar mais desapaixonado sobre os temas da nossa História. 

Deste livro gostei especialmente do relato da viagem e estadia do nosso D. João VI e família real no Brasil. Imagine-se o espanto no mundo Europeu ao ver um monarca a viver, pela primeira vez na história da humanidade, noutro continente. Imagine-se o que sentiram os portugueses e espanhóis que por lá viviam a mudar de estatuto e a ter um corte residente!

Sem comentários:

Enviar um comentário