terça-feira, 14 de junho de 2011

Efeméride - Fernando Pessoa


















Ontem foi dia de aniversário do seu nascimento.

Da minha parte ele está vivo e bem vivo, pois gosto muito da ideia de que alguém só morre quando morrer a última pessoa que mantém a nossa memória viva.

Por mim, como faço minha muita da sua poesia, faço votos de uma longa vida ao "meu" Fernando Pessoa

Acho tão Natural que não se Pense Acho tão natural que não se pense
Que me ponho a rir às vezes, sozinho,
Não sei bem de quê, mas é de qualquer cousa
Que tem que ver com haver gente que pensa ...
Que pensará o meu muro da minha sombra?
Pergunto-me às vezes isto até dar por mim
A perguntar-me cousas. . .
E então desagrado-me, e incomodo-me
Como se desse por mim com um pé dormente. . .


Que pensará isto de aquilo?
Nada pensa nada.
Terá a terra consciência das pedras e plantas que tem?
Se ela a tiver, que a tenha...
Que me importa isso a mim?
Se eu pensasse nessas cousas,
Deixaria de ver as árvores e as plantas
E deixava de ver a Terra,
Para ver só os meus pensamentos ...
Entristecia e ficava às escuras.
E assim, sem pensar tenho a Terra e o Céu.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXXIV"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

1902 (da resiliência) - Do que um homem é capaz

Do que um homem é capaz? As coisas que ele faz Pra chegar aonde quer É capaz de dar a vida Pra levar de vencida Uma razão de viver A vida é ...