terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia internacional do livro infantil


O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente dia 2 de Abril.
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Dia do Livro Infantil em Portugal
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração. Para assinalar esta data, a DGLB publicou um cartaz da autoria de Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

Como tem sido habitual nos últimos anos, o cartaz será distribuído pelas Bibliotecas Municipais e por algumas livrarias literatura infantil.


Cartaz IBBY 2012A mensagem do IBBY e o respetivo cartaz, da responsabilidade dos Estados Unidos, pode ser descarregada em http://www.ibby.org/fileadmin/user_upload/Brochure_ICBD2013.pdf .

















Ano: 2013 País: EUA Tema: A alegria dos livros à volta do mundo Design Cartaz: Ashley Bryan Mensagem: Pat Mora (Descarregar versão traduzida em português)

Sem comentários:

Enviar um comentário