quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bibliotecas na rua


Partilho por me parecer muito feliz a ideia de que se pode mesmo ler em qualquer lado e que é MESMO possível fazer algo pela leitura 

---

De:  http://bsf.org.br/2012/06/27/biblioteca-publica-parada-ponto-onibus-parque-metro-trem/

 Bibliotecas na rua

Todo mundo já falou e postou sobre os projetos individualmente. A tentativa aqui é mapear em um post único bibliotecas ou projetos de bibliotecas abertas no Brasil, desses que a gente encontra em pontos/paradas de ônibus, parques e ruas.
Me mandem as indicações dos que não tiverem na lista e eu vou atualizando. Só vale se for no Brasil.
Estante Pública – Porto Alegre

Estante Pública é um projeto de participação coletiva e ocupação urbana. Nele, as paradas de ônibus de Porto Alegre ganham uma nova função quando recebem, no antigo espaço para publicidade (há muito abandonado), estantes de livros.
Os materiais colocados na Estante são de uso público, porém a responsabilidade sobre eles é de cada um. Não há câmeras, não há guardas, não há grades… Este ambiente alimenta uma relação aberta com seus visitantes.
Parada Cultural – Brasília

Parada Cultural é uma tecnologia social de biblioteca popular desenvolvida pelo Açougue Cultural T-Bone, desde junho de 2007.
As bibliotecas estão instalados nas próprias paradas de ônibus de toda a Avenidade W3 Norte em Brasília e emprestam livros a qualquer cidadão sem exigir documentos nem preenchimento de algum cadastro. Os livros estão acondicionados dentro de um armário-estante, especialmente projetados para este fim, e em prateleiras abertas.
Bibliotecas em logradouros, várias cidades – Instituto Brasil Leitor

Este é um projeto que visa à criação de pontos de empréstimo gratuito de livros. Assim foram instaladas bibliotecas em diversas cidades, criando um novo espaço de estímulo à vida cultural em estações de Metrô, Trem e Terminais de Ônibus.
Biblioteca Transcol – Vitória

A Biblioteca Transcol é uma parceria da Ceturb-GV com a Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e a ONG Universidade para Todos, patrocinado pela ArcelorMittal Tubarão.
O projeto proporciona aos usuários do Sistema Transcol fácil acesso a livros, contribuindo para o exercício de sua cidadania, por meio da instalação de bibliotecas nos terminais de integração, incentivando a prática da leitura e a circulação de informação.
Ponto de Leitura na Praça do Sesquicentenário – Brusque

O Ponto de Leitura da Praça Sesquicentenário foi inaugurado em outubro de 2011 e já recebeu mais de 1.100 publicações. O acesso às obras literárias é livre. Os frequentadores podem ler no local ou levar o livro emprestado.
Cultura no ônibus – Brasília

Com a ajuda de doações, o cobrador Antonio Conceição Ferreira montou uma biblioteca itinerante em Brasília dentro do ônibus onde trabalha.
Os passageiros podem retirar os livros de graça para ler durante a viagem ou levá-los para casa
Biblioteca Livre Pote de Mel

A Biblioteca Livre Pote de Mel (Bibliopote) é uma biblioteca que funciona em uma panificadora em Curitiba
A Panificadora Pote de Mel abriga – sobre e dentro de duas geladeiras desativadas – livros que podem ser tomados emprestados por qualquer um, a qualquer momento.
Não é preciso cadastro, carteirinha ou mesmo avisar um funcionário.
Não há prazo de devolução ou qualquer tipo de cobrança nesse sentido.
Você devolve o livro quando quer, assumindo o compromisso de que fará isso.
A Bibliopote foi uma iniciativa do blog Livros e Afins.
dica do Alessandro Martins
Mini Biblioteca de Curitiba

A Primeira Minibiblioteca de Curitiba funciona na loja da Aida, mãe da Júlia, a Apoio, com suas portas voltadas diretamente para a rua e no mesmo regime que a Bibliopote: você pode emprestar livros quando quiser, devolvê-los quando quiser, não precisa de carteirinha, nem pedir para quem quer que seja. Não há prazo de devolução e, portanto, também não há multa por atraso.
dica do Alessandro Martins
Estação da Leitura – Pinheirinho, Curitiba
A Estação da Leitura é uma das ações do programa Curitiba Lê. A minibiblioteca funciona como posto de atendimento para empréstimo de livros, gratuitamente e sem burocracia. O programa é coordenado pela Fundação Cultural.
dica da Daniele Carneiro
Bicicloteca – São Paulo

dia do Fernando Ouriques
Espalhando a leitura – São Bernardo do Campo

dica do Murakami
Portos de Leitura – Praia Grande, SP

dica da Lucia Bragion
Biblioteca Scambo – São Paulo

dica do André
Bibliotecas de rua, bairro Caxambu, Petrópolis
A Biblioteca de Rua no bairro do Caxambu foi criada em março de 2007. Ela é realizada em um terreno baldio localizado no Morro dos Anjos, aos sábados de 10 às 12 horas.
Com a participação das crianças, esse grupo realiza contação de histórias infantis, atividades artísticas, dinâmicas de interação e integração a partir de brincadeiras, atividades musicais e outras.

dica da Mariana Lopez

Sem comentários:

Enviar um comentário

1902 (da resiliência) - Do que um homem é capaz

Do que um homem é capaz? As coisas que ele faz Pra chegar aonde quer É capaz de dar a vida Pra levar de vencida Uma razão de viver A vida é ...