domingo, 4 de maio de 2014

O leitor

Já tinha visto o filme e cheguei ao livro após ter lido uma crítica muito positiva do livro. Não tendo o hábito de ler o livro, após ter visto o filme homónimo, lá arrisquei.

Confesso que não dei o tempo por perdido e que adorei a leitura por me parecer que acrescenta dados psicológicos que o filme acaba por não conseguir passar. Confesso-me a rir e quase a chorar com os personagens à medida que a leitura prosseguia tal a identificação fácil que vamos tendo com cada um deles. .

Esta é uma obra cujo tema central é a leitura e as implicações que a mesma  tem na vida de cada um e na sua aceitação social. À volta desta temática desenrola-se um drama psicológico que envolve as duas personagens centrais do romance. Trata-se mesmo de uma obra que nos fala sobre o prazer e necessidade da leitura e que nos vai desvelando o drama interior de duas personagens para as quais a leitura os ajuda à sua auto-análise.
Concomitantemente com o drama interior que envolve estas duas personagens, o livro aborda a temática do julgamento moral que a geração alemã que viveu após a 2ª guerra mundial fez à geração que a precedeu considerando que esta colaborou ativamente com o III Reich.. A questão não é simples e somos levados a evitar julgamentos precipitados de pretensa superioridade moral    

Este é mesmo um livro que quererei manter na minha estante em local bem visível.

Sem comentários:

Enviar um comentário