quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A importância da leitura

Atividade trabalhada na Biblioteca Leitura, Arte e Poesia com alunos do 2º Ciclo da E. M. Florestan Fernandes, de Betim/MG.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O último nº da revista Blimunda inclui uma entrevista a Teresa Calçada

O último número da revista Blimunda inclui uma entrevista a Teresa Calçada

Fonte: Blogue RBE 


















A revista Blimunda, da Fundação José Saramago. O número deste mês de fevereiro tem um significado especial para a Rede de Bibliotecas Escolares, pois inclui uma entrevista com Teresa Calçada.
Esta foi uma leitura que me deu mesmo um grande prazer de a fazer

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Alexandre

Antes de ter de devolver o livro à Biblioteca, apetece-me partilhar outro dos belos poemas de O'Neill

Alexandre

Alexandre, meu projeto,
estás a bater errado ou certo?

Errado ou certo, ainda bates!
Será viver disparate?

Esse coração que pulsa
é apenas literatura?

Esse amuo e essa ânsia,
disparates de criança?

E o A que tens bordado
no coração? Só vaidade?

E  ofilho qinda de bolso?
Será pouco?

Alexandre meu projecto,
bate, bate, errado ou certo!

Alexandre O'Neill

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Alexandre ONeil

Sabe tão bem visita uma biblioteca escolar e descobrir lá uma pérola: As poesias completas de Alexandre O'Neil. 

Claro que requisitei o livro, pelo puro prazer de fruir da poesia de algúem que pensava diferente e tinha um sentido de humor (e ironia) fantástico.   


Sá de Miranda Carneiro

comigo me desavim
eu não sou eu nem sou o outro

sou posto em todo perigo
sou qualquer coisa de intermédio

não posso viver comigo
pilar de ponte de tédio

não posso viver sem mim
que vai de mim para o Outro

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A visita do escritor David Machado

Sabemos que os miúdos lêem pouco e também sabemos que "fazer" um leitor é um projeto para vários anos, é uma sementeira que se vai fazendo.

E por isso que aqui partilho a visita do escritor David Machado à EB1 do alto do Moinho em Vale de Milhaços. Este é um agrupamento que tem uma política continuada de promoção e de estímulo à leitura. A visita do escritor inseriu-se dentro deste lógica.

Os miúdos leram previamente algumas das obras dele, recontaram-nas, ilustraram-nas, viveram-nas, prepararam entrevistas e prepararam a visita que acaba por ser algo de mágico para eles.

À parte da visita gostei particularmente da ligação interdisciplinar que foi dada à leitura dos livros de David Machado. Um deles, o Tubarão na Banheira, foi ocasião de ida ao laboratório (da EB1, sim, não é engano!) de modo a se fazer o estudo dos espelhos e suas propriedades. Ah, que grandes cientistas (e leitores) se criam assim!  














sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ínclita Geração de Isabel Stilwell

Acabei de o ler há poucos dias! Sei que se trata de um romance histórico e de que, neste género, o autor pode tomar certas liberdades que um historiador não pode tomar, existindo sempre alguma criatividade, imaginação e fição pelo meio do enredo. 
Confesso no entanto que gosto do género e que este tipo de livros me faz arranjar tempo para ler, mesmo sabendo que tenho milhentas de outras  coisas para fazer! 

Trata-se de um romance que procura em traços largos acompanhar a vida de Isabel de Borgonha (a única filha sobreviva de D. João I e Filipa de Lencastre), que assumiu com inteligência e determinação o seu papel no governo de Borgonha urdindo alianças com França e Inglaterra, que procurou salvar Joana d' Arc da morte, abriu os braços aos sobrinhos fugidos de Portugal, num período de tumultos e divisões. Foi aliada das descobertas do seu irmão, infante D. Henrique, assistindo impotente à morte do seu querido irmão D. Fernando às mãos dos infiéis… Uma mulher que nunca esqueceu que era filha de Filipa de Lencastre e princesa de Portugal.